Vocês terão que decidir o que significa fracasso para vocês – J.K. Rowling
J.K. Rowling, a criadora da saga Harry Potter, em discurso aos graduandos de Harvard de 2008, fala sobre os benefícios do fracasso e sobre a importância da imaginação.
Sobre fracasso:
“No final, vocês terão que decidir o que significa fracasso para vocês, mas o mundo estará ansioso para determinar esses critérios, se vocês permitirem”, afirmou Rowling.
Após alguns anos de formada, ela poderia ser considerada um completo fracasso. Divorciada, sem trabalho, sem grana.
Mas o “fracasso significa se livrar do que não é essencial”. Então, passou a direcionar toda a sua energia ao trabalho que tinha significado para ela.
“Se eu tivesse sido bem sucedida em qualquer outra coisa, eu não teria encontrado a determinação para alcançar o sucesso na única arena que acredito que eu pertença”.
Ela disse que se sentiu livre, porque seus piores medos tinham acontecido, mas ela continuava viva, com uma filha que ela adorava, uma máquina de escrever velha e uma grande ideia.
“O fundo do poço tornou-se a fundação na qual eu reconstruí minha vida”. Fracassos grandes ou pequenos, vamos todos enfrentá-los – “a não ser que você viva de forma tão cautelosa, que seria como se você nem tivesse vivido”.
Sobre a imaginação: A escritora fala sobre imaginação de uma perspectiva inesperada – relacionando com a capacidade dos seres humanos de serem empáticos, de se colocarem no lugar do outro, de entenderem diferentes contextos e da importância de checar os lugares de privilégio.
J.K. remeteu esse aprendizado à época que trabalhou na Anistia Internacional.
“O poder da imaginação pode funcionar para o controle e manipulação, como também para a compreensão e empatia”.
Porém, para a autora, muitos preferem não exercitar a imaginação, escolhendo ficar confortáveis nos limites de sua própria experiência.
J.K. Rowling termina o discurso com a citação de Sêneca: “Assim como uma história, é a vida: o que importa não é o tempo que dura, mas o quão boa ela é”.
One Reply to “Vocês terão que decidir o que significa fracasso para vocês – J.K. Rowling”