Sua busca será distorcida se tentar controlar o que está fora do seu controle

“Se você achar que tem domínio total sobre as coisas que estão naturalmente fora de seu controle, ou se tentar assumir as questões de outros como se fossem suas, sua busca será distorcida e você se tornará uma pessoa frustrada, ansiosa e com tendência a criticar os outros”.

Para Epicteto, a felicidade e a liberdade dependem da compreensão e da aceitação de um princípio: a dicotomia do controle.

“Algumas coisas estão sob nosso controle e outras não. Só depois de aceitar essa regra fundamental e aprender a distinguir entre o que podemos controlar e o que não podemos controlar é que a tranquilidade interior e a eficácia exterior tornam-se possíveis”.

Pode até parecer simples, mas seguir essa regra não é tarefa fácil. É preciso treinamento, abdicação e percepção constante de seus pensamentos.

“Se o seu objetivo é viver de acordo com esse princípios, lembre-se de que não será fácil: você deverá abrir mão de algumas coisas e adiar outras”.

Para algumas pessoas o pensamento estoico vem mais natural. Para outras, há que se trabalhar de forma mais árdua para aceitar e vivenciar esses princípios. De uma forma ou de outra, coloque a filosofia como parte de sua caminhada.

Referências:

A arte de viver, de Epicteto, tradução de Sharon Lebell

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *