“Bondade: o que define uma pessoa boa” – Marco Aurélio

“Bondade: o que define uma pessoa boa. Mantenha essa regra em tudo o que você faz”.

“Não crie espaço para nada que possa desviá-lo do seu caminho, tentá-lo para fora da estrada e deixá-lo incapaz de se dedicar completamente a alcançar a bondade que é exclusivamente sua”

Marco Aurélio

Como um cidadão e um ser racional, nada deve ficar entre você e o alcance da bondade. Assim descreve Marco Aurélio em suas “Meditações”. “Nada mesmo: aplausos das massas, altos cargos, riqueza ou indulgências pessoais”, completa o imperador. Ele admite que tudo isso pode ser bom por um tempo, mas que, de repente, essas questões podem nos controlar e nos tirar de si. Essas “tentações” sempre estiveram lá – hoje transformadas em likes, compartilhamentos e tuítes bem selecionados sobre o que estamos pensando. Mas continuamos como seres racionais e devemos escolher a bondade todos os dias.

Monil Shah, no portal Daily Stoic, aponta 5 maneiras de praticar a bondade:

1) Aprenda a gerenciar as suas emoções

– Se estamos ansiosos ou com raiva, nossas decisões e ações serão afetadas. Como prática estoica para controlar as emoções, o autor cita: Premeditatio Malorum (já falamos em outros textos) e Meditação.

2) Avalie suas decisões

– “Emoções, preconceitos, presunções – tudo isso pode afetar fatalmente nossa capacidade de tomar decisões racionalmente sólidas” – Monil Shah.

Torne-se consciente. Avalie seu processo de tomada de decisão.

3) Deixe seu modelo de vida acompanhar seus passos

– Escolha seu Cato (seu modelo, exemplo) e imagine que ele te acompanha.

4) Entenda: para ser bom, não é preciso muito

– Não é preciso ter superpoderes e muito menos controlar o que está fora do seu controle (dicotomia do controle). Faça o que é possível.

5) Eduque-se

“Se você está confuso sobre o que é certo ou errado em uma determinada situação e qual é exatamente o seu papel, procure respostas. Procure-as literalmente e, prometo, você as encontrará”.

Quer tornar a bondade um valor essencial para você?

– “Continue atento e incorpore isso em suas ações: bondade – o que define uma pessoa boa. Mantenha essa regra em tudo o que você faz” – Marco Aurélio.

Referência:

Meditações, de Marco Aurélio

Meditations, de Marcus Aurelius

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *