“É melhor não dar às pequenas coisas mais atenção do que elas merecem” – Marco Aurélio

Não dê atenção a coisas pequenas

“Um ponto chave para ter em mente: o valor da atenção varia em proporção ao seu objeto. É melhor não dar às pequenas coisas mais atenção do que elas merecem” – Marco Aurélio.

Não dê atenção a coisas pequenas, nos alerta o imperador Marco Aurélio. Epicteto é ainda mais objetivo:

“Você se torna aquilo a que dá atenção”.

Pensamentos, palavras e ações: tudo o que fazemos é uma escolha. A atenção dada à algo ou à alguém é uma priorização do nosso tempo. Assim, falatórios e mesquinharias nos afastam do caminho virtuoso, pois nos tornam pessoas tagarelas e tacanhas.

O oposto também se aplica. É possível transformar os seus valores em hábitos. Pratique as virtudes que você considera essenciais de forma diária. Não quer falar de outras pessoas? Mude gentilmente o rumo da prosa. Não quer se expor tanto? Escute mais do que fale. Quer ser um leitor voraz? Leia todos os dias. Quer entender mais sobre um assunto? Estude. Quer iniciar uma atividade física? Pratique com constância, nem que seja por alguns minutos diários.

David Foster Wallace, em palestra em uma universidade americana, discurso que depois foi publicado com o título “This is water”, ressaltou que a educação realmente significativa não é sobre “a capacidade de pensar, mas sobre a escolha do que pensar”.

Aprender e selecionar o que pensar, e conseguir transferir esses aprendizados para as suas ações. Essas são as lições que queremos praticar hoje. Afinal, como disse Epicteto, nos tornamos aquilo a que damos atenção ou, como disse Aristóteles:

“somos aquilo que fazemos repetidamente”.

Referências:

Meditations

Meditações

A arte de viver

This is water

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *