“Não é importante o que os outros pensam de você” – Epicteto

“Nunca dependa da admiração dos outros. Não há força nisso. O mérito pessoal não pode derivar de uma fonte externa. Não é encontrado nos relacionamentos pessoais nem na consideração de outras pessoas. É um fato da vida que os outros, mesmo aqueles que o amam, não concordem necessariamente com suas ideias nem o compreendam ou partilhem seus motivos de entusiasmo. Cresça” – Epicteto.

Qual o seu trabalho? Quais os seus valores? Há justiça, coragem, sabedoria e moderação em seus atos? Se você sabe as respostas para essas perguntas, se age com determinação, seguindo um caminho virtuoso, alinhado com o bem comum, não há que se esperar por aplausos. Apenas continue fazendo o seu trabalho. Ação a ação.

O ego – para tudo na vida – é o seu inimigo. E esperar a admiração dos outros para a validação do seu trabalho (ou até do seu caráter) é uma ação do ego.

“Pense nisto: o que é realmente seu, o que de fato lhe pertence? É o uso que você faz das ideias, dos recursos e das oportunidades que cruzam o seu caminho” – Epicteto.

Referência:

A arte de viver, de Epicteto, tradução de Sharon Lebell

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *