“Severas condições atmosféricas” – Atypical

Uma das mais importantes e recorrentes lições de Epicteto é que devemos saber distinguir entre o que podemos controlar e o que não podemos. E, então, concentrar nossos esforços na primeira parte. Afinal, como colocado por Sam, na série Atypical da Netflix, mesmo se fizermos “tudo certo”, não podemos controlar as “condições atmosféricas”.

“Sob o nosso controle estão as nossas opiniões, aspirações, nossos desejos e as coisas que nos causam repulsa ou nos desagradam”. Para Epicteto, “temos sempre a possibilidade de escolha quando de trata do conteúdo e da natureza de nossa vida interior”.

“Fora do nosso controle, entretanto, estão coisas como o tipo de corpo que temos, se nascemos ricos ou se tiramos a sorte grande e enriquecemos de repente, a maneira como somos vistos pelos outros ou qual é a nossa posição na sociedade”. Para o filósofo, “tentar mudar ou controlar o que não podemos só resulta em aflição e angústia”.

Diferente do que falou Sam, no entanto, não devemos “sucumbir” às condições adversas, mas vicejar por causa delas, transformando os obstáculos no caminho.

Atypical é uma série norte-americana de comédia dramática original Netflix, criada e escrita por Robia Rashid, que conta a história de um rapaz, Sam, diagnosticado dentro do espectro do autismo, que trabalha e estuda, vivendo a efervescência da idade e seu amadurecimento.

condições atmosféricas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *