Não entre em pânico: seja estoico
Não há que se negar que o cenário é gravíssimo, com consequências sociais e econômicas em amplitude mundial. Sentimos medo da doença em si, do que pode acontecer com as pessoas mais vulneráveis, de perder aquelas que amamos, do impacto econômico com o fechamento de empresas e demissão de empregados, do isolamento e da solidão etc.
Como então manter uma mente tranquila nesse momento?
1) Informe-se, mas não se afogue nas notícias:
Acompanhar tudo o que recebe do WhatsApp, Twitter, Instagram e das outras redes sociais, pode levar ao sobrecarregamento mental, sem contar que você pode acabar assimilando falsos cenários. Escolha uma mídia que você confie, leia em uma determinada hora do dia e, então, saia desse ciclo de notícias.
“As opiniões e os problemas de outras pessoas podem ser contagiosos. Não sabote a si mesmo adotando involuntariamente atitudes negativas e improdutivas por meio da associação com outras pessoas” – Epicteto.
2) O que importa é o seu caráter
Continue no seu caminho virtuoso, seja racional e ético. Nada que aconteça externamente a você deve alterar o seu caráter.
“Só pode arruinar sua vida se arruinar seu caráter. Caso contrário, não poderá prejudicá-lo – de dentro para fora” – Marco Aurélio.
3) Estamos conectados
Nunca fomos tão forçados a pensar que vivemos em uma grande comunidade. Uma doença que se espalha mundialmente nos lembra que fazemos parte dessa irmandade. É exatamente (e paradoxalmente) no isolamento social que pensamos no todo – para prevenir que essa epidemia não se espalhe ainda mais.
“O que não é bom para a colmeia, não é bom para as abelhas”- Marco Aurélio.
4) Seja seu próprio companheiro/a
Este é o momento de se encontrar consigo mesmo. Utilize-o para crescer – e não para continuar entorpecido.
“Nada, a meu ver, é uma prova melhor de uma mente bem ordenada do que a capacidade de um homem parar exatamente onde está e passar algum tempo em sua própria companhia” – Sêneca.
5) Seja gentil (com você e com os outros)
Seja criativo em sua generosidade. Envie vídeos e mensagens para as pessoas que você ama.
“Onde quer que haja um ser humano, há uma oportunidade para a gentileza” – Sêneca.