Você não pode ter tudo
Você não pode ter tudo. Você não pode ser tudo o que quiser. Não caia nessa farsa. É preciso fazer escolhas, ter prioridades. E agora é o melhor momento para pensar sobre isso. Estamos em pausa, em diversos aspectos. Mesmo aqueles que estão na linha de frente dessa pandemia, dedicando horas exaustivas de trabalho, colocaram em pausa algumas relações, convívios, outros projetos e lazer.
Então, o que te faz falta? Questione-se e busque as suas prioridades. Agora é a hora.
“O todo é composto pela natureza de partes individuais, cuja destruição é inevitável (‘destruição’ aqui significa transformação’)”.
– Marco Aurélio, Meditações, 10.7
Que parte do seu todo é preciso ser destruída/transformada? Se você não pensar agora sobre isso, pensará quando? Agora é a hora.
Reveja também os seus epítetos (palavras que te norteiam, seus princípios). Se não os tem, escrava-os. Agora é a hora.
“‘Se você busca tranquilidade, faça menos’. Ou (mais precisamente) faça o que é essencial – o que o logos do ser social exige, e da maneira necessária. O que traz uma satisfação dupla: fazer menos, melhor. Porque a maioria das coisas que dizemos e fazemos não é essencial. Se você puder eliminá-las, terá mais tempo e mais tranquilidade” (Marco Aurélio, Meditações, 4.24).