Justiça é corrigir com amor aquilo que se rebela contra o amor – Martin Luther King

A justiça é uma das quatro virtudes cardinais do estoicismo, além da sabedoria, da coragem e da temperança (moderação). Essas virtudes são complementares. Não é possível falar de uma (ou praticá-la) sem as outras, elas são complementares e intrincadas.

“Sabedoria é justiça”, sentencia Marco AurélioMeditações, 4.37.

“Essa alegria brota apenas do conhecimento de que você possui as virtudes. Ninguém exceto o corajoso, o justo, o autocontido, pode se alegrar” – Sêneca, Carta 59, Sobre prazer e alegria.

Marco Aurélio reafirma de diversas formas e em várias passagens em seu “Meditações” a importância da justiça, a relevância de fazer a coisa certa e a inevitabilidade de buscar sempre o bem comum. “Se não prejudica a comunidade, não prejudica os seus membros” (Meditações, 5.22). No Livro 1, no qual há uma descrição de lições aprendidas por pessoas de seu convívio, o imperador romano agradece a Severus:

“Por conceber uma sociedade na qual a mesma lei vale para todos, governada pela igualdade de status e pela liberdade de expressão, e que possua regras que respeitem a liberdade de seus sujeitos acima de tudo” (1.14)

O filósofo chega a afirmar que a justiça é a origem das outras virtudes.

“Daí a justiça. Que é a fonte de todas as outras virtudes. Pois como poderíamos fazer o que a justiça exige, se estamos distraídos com questões que não importam, se somos ingênuos, crédulos, inconstantes?” – Marco Aurélio, Meditações, 11.10.

Para simbolizar a importância da justiça, trazemos a citação de Martin Luther King Jr. proferida no primeiro encontro da Associação pelo Progresso de Montgomery, no dia 5 de dezembro de 1955:

“A justiça é de fato a ponderação do amor. Justiça é corrigir com amor aquilo que se rebela contra o amor”.

Martin Luther King foi um pastor protestante e ativista político estadunidense que se tornou líder do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos. MLK era adepto da não-violência. E defendeu como ninguém a justiça e a igualdade.

Justiça é corrigir com amor
MONTGOMERY, AL – MARCH 25: Dr. Martin Luther King, Jr. speaking before crowd of 25,000 Selma To Montgomery, Alabama civil rights marchers, in front of Montgomery, Alabama state capital building. On March 25, 1965 in Montgomery, Alabama. (Photo by Stephen F. Somerstein/Getty Images)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *