“Enquanto você viver, continue aprendendo a viver”- Sêneca

Sabedoria: uma das quatro virtudes principais do estoicismo

“Por que você espera? A sabedoria vem ao acaso para nenhum homem” .

Sêneca

O filósofo estoico Sêneca foi um escritor voraz. Muitos dos seus ensinamentos são acessíveis hoje pelas cartas escritas ao seu amigo Lucílio. Na carta 76, “Aprendendo Sabedoria na Idade Avançada”, Sêneca debate com o amigo sobre a importância de se buscar a sabedoria em qualquer idade, a qualquer tempo. Logo no início, o filósofo cita o seguinte provérbio: “Enquanto você viver, continue aprendendo a viver”.

Apesar de breve, é um das citações estoicas que carrego comigo e considero de grande valor. O trecho me faz refletir sobre a relevância da sabedoria para o estoicismo, sobre a possibilidade de continuar a assimilar conhecimento por toda a vida e, ainda, sobre a necessidade de se “aprender a viver”. Afinal, essa é uma das essências da filosofia: ensinar-nos a viver. Vamos então pensar em cada parte da citação.

“Enquanto você viver”

Não há uma linha de chegada para a sabedoria. “Você deve continuar aprendendo enquanto você é ignorante”, escreveu Sêneca na mesma carta. E aqui podemos pensar que apenas os tolos consideram que já aprenderam tudo, que sabem de tudo. “O primeiro passo para a sabedoria é renunciar à vaidade”, orientou Epicteto. Ser curioso e humilde são pilares para a busca incessante da verdade e do conhecimento. Mais uma vez – e aqui também – o ego é o seu inimigo.

“continue aprendendo a viver”

Aqui, temos ainda duas frentes de pensamento: o continuar aprendendo e o aprender a viver. Sobre a primeira, trazemos a ideia de que há sempre um progresso a ser feito. “– Quanto progresso vou fazer? Você pergunta. Tanto quanto tentar fazer”, debate Sêneca em sua carta. Acredite no processo, e o progresso do conhecimento o acompanhará. Sobre a segunda parte, “a arte de viver é de fato uma filosofia de liberdade e de tranquilidades anteriores, um modo de viver cujo propósito é tornar nossa alma mais leve”, escreveu Sharon Lebell, no seu livro “Arte de viver”, com interpretações sobre os ensinamentos de Epicteto.

Assim, a sabedoria – umas das quatro virtudes principais do estoicismo – deve ser buscada a todo momento. Um exercício contra a estupidez, a favor da humildade, que abraça a curiosidade.

“A estupidez pode evoluir em direção à sabedoria, mas a sabedoria nunca escorrega de volta à estupidez”.

– Sêneca

Que assim seja.

Sabedoria
Photo by Patrick Tomasso on Unsplash

Referência:

Cartas de um estoico, Volume I, de Sêneca

Cartas de um estoico, Volume II, de Sêneca

Cartas de um estoico, Volume III, de Sêneca

A arte de viver, de Epicteto, tradução de Sharon Lebell

2 Replies to ““Enquanto você viver, continue aprendendo a viver”- Sêneca”

  1. GRATIDÃO POR SEU TEXTO. JÁ FAZ ALGUM TEMPO QUE VENHO TENTADO VIVER ESTOICAMENTE NA PRÁTICA MAS HÁ UM LONGO CAMINHO A PERCORRER. ENTÃO, SIGAMOS APRENDENDO A VIVER.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *