“As lutas ao longo do caminho servem apenas para moldá-lo para o seu propósito” – Chadwick Boseman
Chadwick Boseman, que deu vida com carisma e intensidade ao herói do icônico filme “Pantera Negra“, dirigido por Ryan Coogler, faleceu ontem, dia 28 de agosto, após quatro anos de luta contra o câncer de cólon.
Em 2018, o ator ofereceu palavras de inspiração na 150ª Cerimônia de Formatura da Howard University, da qual foi aluno.
No discurso, Boseman falou sobre sua trajetória tanto na universidade como em sua carreira, destacou momentos em que teve que se posicionar em relação a papéis que interpretava personagens negros estereotipados, que não apresentavam uma narrativa complexa ou que não tinham talentos. Mas que foram esses posicionamentos que abriram espaço para encontrar de fato o caminho que ele queria trilhar.
“É melhor encontrar o seu propósito do que um trabalho ou uma carreira. Propósito atravessa disciplinas. Propósito é um elemento essencial seu. É a razão pela qual você está no planeta neste momento particular da história. Sua própria existência está envolvida nas coisas que você está aqui para cumprir. Independentemente do que você escolher como carreira, lembre-se de que as lutas ao longo do caminho servem apenas para moldá-lo para o seu propósito”.
Chadwick é de fato inspirador e rever a sua história, sua relevância, sua caminhada é a prova de que ele de fato viveu o que pregava. Ele soube seguir sua vida com propósito, com coragem, com bondade e com justiça. Escolher esse caminho nem sempre é o fácil, mas é recompensador.
“Mas se você estiver disposto a seguir o caminho mais difícil, o mais complicado, aquele com mais falhas no início do que sucessos, o que tenha de fato provado que tem mais significado (…) então você não vai se arrepender”.
A representação, a história e o legado de Chadwick Boseman ficam como lição. E que suas palavras nos inspirem a seguir também a nossa vida entendendo que não há escolhas fáceis, que precisamos lutar, mas que se tivermos um propósito, tudo passa ter mais sentido.
“Às vezes você tem que ser nocauteado para que você possa realmente descobrir qual é a sua luta e como você precisa combatê-la”.