“O maior remédio para a ira é o adiamento” – Sêneca

Atrase a resposta

Nem sempre o primeiro impulso guiará você para a direção correta. Antes de reagir aos acontecimentos, com muito ímpeto e pouca razão, atrase a resposta.

Quando a situação aflorar paixões ruins, como raiva, inveja ou ciúmes, é ainda mais importante que a reação seja precedida de um momento de avaliação da questão, assim, atrase a resposta.

Quando é raiva ou ira que o outro ou uma circunstância provoca em você, avalie seus sentimentos e atrase a resposta.

“O maior remédio para a ira é o adiamento” .

Sêneca

O filósofo ainda completa ressaltando que no momento inicial nem é preciso perdoar, mas sem dúvida é necessário ponderar. Dê tempo à sua mente e acredite na sua capacidade de retomar à razão. 

“Porque quando você ganha este certo tempo, quando reflete antes de reagir, você irá notar que se torna mais fácil controlar as próprias emoções” .

Epicteto

Para finalizar, dicas práticas – e simples – de como atrasar a sua resposta, por Pigliucci e Lopez:

“Conte até vinte, repasse mentalmente o alfabeto, respire fundo pelo diafragma, peça licença para ir ao banheiro ou saia para dar uma volta no quarteirão – o que quer que funcione para colocar alguma distância cognitiva entre sua ‘paixão’ (de novo, no sentido estoico de uma emoção não saudável) e o que você fará a seguir. Você não se arrependerá” .

Referências:

Sobre a ira

On anger

Enchiridion

Manual de Epicteto

A handbook for new stoics

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *