“Qualquer ação não direcionada a um fim social é uma perturbação em sua vida, um obstáculo à integridade, uma fonte de dissensão” – Marco Aurélio

Os estoicos falam repetidas vezes sobre o bem comum. Vamos pensar essa ideia de “bem comum” a partir dos conceitos de sympatheia e de oikeiosis.

Somos todos um! Somos parte de uma família, de uma comunidade, de uma sociedade. Somos afins, estamos conectados. Nascemos uns para os outros. Em sendo assim, “o que prejudica a colmeia, prejudica a abelha” (Marco Aurélio). Essa é a essência do conceito Sympatheia

Interessante que ao mesmo tempo que os estoicos são individualistas na busca por um desenvolvimento virtuoso (“seja tolerante com os outros e rígido consigo mesmo” – M.A.), há esse valor inabalável de justiça e sociedade. Assim, buscar atitudes altruístas, checando os próprios privilégios, buscando esse bem comum é um valor norteador estoico a ser sempre perseguido. 

“Continue recordando da maneira como as coisas estão conectadas, de sua relação. Todas as coisas estão implicadas umas nas outras e em empatia umas com as outras. Este evento é a consequência de um outro. As coisas se empurram umas às outras e respiram juntas, e são uma” .

Marco Aurélio, Meditações, 6. 38

Agora, imaginem nossas relações pessoais em círculos circunscritos, no centro estamos nós mesmos; no segundo, nosso núcleo familiar; no terceiro, a família estendida e os amigos; no seguinte, a comunidade. E assim, seguindo até o mundo inteiro. O conceito de oikeiosis pretende que trabalhemos para eliminar as distinções entre esse círculos. Assim, eticamente nos preocupamos com todos, voltamos à ideia de comunidade, tornando familiar o que é do outro. Como pensar em preconceitos – sejam de gênero, raça ou classe, pensando a partir dessas ideias?

“Você participa de uma sociedade por meio de sua existência. Em seguida, participa da vida em sociedade por meio de suas ações – todas as suas ações. Qualquer ação não direcionada a um fim social (direta ou indiretamente) é uma perturbação em sua vida, um obstáculo à integridade, uma fonte de dissensão” .

Marco Aurélio, Meditações, 9. 23

“Deixar alguém esperando, transformando o seu coração em pedra porque há tanta dor e sofrimento neste mundo? Isso é trair essa filosofia” .

Ryan Holiday.

Referências:

Meditações

Meditations

CLAS 196/PHIL 196 – Stoicism – Prof. Jacques Bailly

“Here’s Why We Take Care of Our Own” – E-mail Daily Stoic

4 Replies to ““Qualquer ação não direcionada a um fim social é uma perturbação em sua vida, um obstáculo à integridade, uma fonte de dissensão” – Marco Aurélio”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *