“Na ocasião de cada acidente (evento) que acontecer com você, lembre-se de voltar-se para si mesmo e indagar-se que poder você tem para transformar o acontecimento para seu uso”- Epicteto
Antes de transformar um acontecimento a seu favor, é preciso voltar-se para si. Se você não busca dentro de si, como saberá a força que tem? É como diz Sharon Lebell em sua interpretação do Manual de Epicteto: “utilize integralmente o que acontece com você”.
Nem sempre os ganhos desse mergulho interno serão fáceis, mas quem disse que fácil faz parte da busca por conhecimento e desenvolvimento? Mesmo assim, tem dias que é preciso – não lutar contra – mas abraçar suas dores, para somente então conseguir transformá-las em potência e ação.
“da importância de encarar a si mesma
escolha seus melhores discos
e tire suas piores dores
pra dançar”
Ryane Leão
Não demore-se, porém, nessa dança. Não se apegue a dor. E, assim, como ensinou Epicteto, indague-se que poder você tem para transformar os eventos a seu favor.
“As pessoas prudentes enxergam além do incidente em si e procuram criar o hábito de utilizá-lo da maneira mais saudável” .
Epicteto
A questão principal então não é a de pensar em como reagir a cada nova ação da Fortuna ou o que esperar a seguir, mas de treinar para saber utilizar os nossos próprios recursos internos para conseguir atuar de forma sábia e prudente. Para isso, devemos praticar em tempos de calmaria para melhor identificar que recursos devemos usar.
É como se para cada vício, pudéssemos contra-atacar com uma virtude – basta saber qual é qual. Assim, conseguiremos entender que para cada volta inesperada do destino, podemos escolher agir com razão, autodomínio e paciência.
O maior ganho com isso é exatamente não se sentir mais levado ou dominado pelo destino, mas atuante e determinante no que você pode fazer em relação ao que você tem nas suas mãos.
Os recursos estão dentro de você!
One Reply to ““Na ocasião de cada acidente (evento) que acontecer com você, lembre-se de voltar-se para si mesmo e indagar-se que poder você tem para transformar o acontecimento para seu uso”- Epicteto”