“O fracasso é um mestre mais eficaz do que o sucesso” – Clarissa Pinkola Estés
Muitas vezes, as situações mais difíceis são as que mais nos ensinam – sobre a vida e sobre nós mesmos. Pode ser um promoção de trabalho que não foi alcançada, uma nota baixo em uma prova, a reprovação no vestibular ou mesmo um coração partido. Tudo é material para a própria vida! Aprendemos humildade, descobrimos nossa falta de habilidade em alguma área ou simplesmente temos que descobrir de uma forma dura a ter empatia com quem não nos ama mais.
“No entanto, é hora de reconhecer que algumas adversidades podem ser impossíveis de vencer – não importa o quanto você tente. Em vez disso, você deve encontrar uma maneira de usar a adversidade, sua energia, para ajudar a si mesmo”.
Ryan Holiday
Fracassos, derrotas… São desses momentos que podemos tirar os nossos mais profundos ensinamentos. Não há então porque ficar remoendo o sentimento do fracasso, é preciso virar a chave o mais rápido possível, é preciso transformar o obstáculo no caminho.
“Não percam tempo amaldiçoando alguma derrota. O fracasso é um mestre mais eficaz do que o sucesso. Ouçam, aprendam, insistam” .
Clarissa Pinkola Estés
Pensamos no ego, muitas vezes – eu diria a maioria delas – apenas como algo que nos coloca em uma falsa posição de superioridade. É, porém, uma obra do ego também a autodepreciação. É apegar-se a uma história que já é passado, é achar que a nossa dor tem mais valor do que a dor do outro.
Faça, então, como Sêneca e torne-se amigo de si mesmo nesse processo todo de desenvolvimento pessoal que é a vida, aceite as adversidades intransponíveis e não perca tempo amaldiçoando as suas derrotas. Vire a chave, com empatia com você mesmo e com os outros.
“Que progresso, você pergunta, eu fiz? Eu comecei a ser um amigo de mim mesmo” .
Sêneca
Referências:
O obstáculo é o caminho: A arte de transformar provações em triunfo, de Ryan Holiday
2 Replies to ““O fracasso é um mestre mais eficaz do que o sucesso” – Clarissa Pinkola Estés”