“O que então é o bem? O conhecimento das coisas. O que é mal? A falta de conhecimento das coisas” – Sêneca

Praticar Filosofia é, antes de tudo, cultivar o amor pela Sabedoria, pelo Conhecimento! Conhecimento teórico e prático. É retirar preocupações sem sentido e focar no que você pode fazer no momento, é treinar a todo instante a identificação entre o que você pode controlar e o que você não pode controlar. 

Sabe o que você pode controlar: a sua busca por conhecimento! Leia, estude e questione. Atualize a compreensão dos filósofos para a contemporaneidade. Não pare no tempo. Tenha mestres – mas mesmo em relação a eles coloque uma crítica construtiva no jogo.

E mais: traga o conhecimento para o seu dia a dia. Uma das quatro virtudes cardeais do Estoicismo é Sabedoria Prática. Essa virtude fala não só de conhecimento teórico, mas de conhecimento aplicado a suas decisões diárias; é a utilização da razão em determinada situação, em detrimento das “paixões” negativas.

“‘Conhecimento sobre o que escolher e o que evitar’, ‘saber suportar as coisas’ e, finalmente, ‘a vontade de empreender grandes feitos'” .

Sêneca

Junte à Sabedoria Prática, a Coragem, a Justiça e a Temperança. Essa é a receita para uma vida boa (que para os estoicos é igual a uma vida virtuosa).

O que então é o bem
Photo by James Lee on Unsplash

Referências:

Cartas de um estoico, Volume I, de Sêneca

Cartas de um estoico, Volume II, de Sêneca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *