“Tente ser um arco-íris na nuvem de alguém” – Maya Angelou

Quando li o seguinte trecho de Epicteto: “O que fazemos é menos importante do que a maneira como o fazemos”, no livro “A Arte de viver”, lembrei-me imediatamente da citação de Maya Angelou, em “Carta a minha filha“:

Tente ser um arco-íris na nuvem de alguém“.

Assim, quando penso nos fragmentos descritos acima, penso sobre a importância de sermos gentil com as pessoas. 

No fim deste ano difícil, é bom lembrar que o melhor presente que podemos dar às pessoas com quem compartilhamos o nosso tempo – real ou virtual – é a gentileza! As pessoas vão lembrar: elas vão lembrar de um gesto amável ou de uma palavra atenciosa. A maneira como tratamos as pessoas importa! Elas vão lembrar quando alguém for um arco-íris nas suas vidas. 

Escolher a gentileza deve ser uma ação consciente. E não tenha dúvida de que é uma ação estoica! Nem sempre será fácil, pois também carregamos os nossos pesos deste ano, nós também estamos cansados. Mas nosso papel como seres humanos e como estoicos é ao mesmo tempo e com a mesma intensidade superar as nossas próprias questões e ajudar ao próximo.

O efeito da gentileza pode ser ainda maior do que o esperado, ricocheteando em nossos próprios sentimentos. Afinal, ser gentil e perceber o impacto positivo nas pessoas gera a tranquilidade na nossa mente de que agimos da forma correta: com razão, sem rancor, com a compreensão de que nós seres humanos estamos todos conectados.

Referência:

A arte de viver, de Epicteto, tradução de Sharon Lebell

Carta a minha filha, de Maya Angelou

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *