“Respeite a sua parceria com a providência” – Epicteto

Como devo agir neste momento? Como posso desempenhar o meu papel com o que tenho em mãos? O que posso mudar internamente para fazer funcionar o que está acontecendo externamente? O quanto posso me dedicar para seguir o caminho virtuoso?

Respeite a sua parceria com a providência“, nos ensinou Epicteto. Podemos relacionar a frase com a ideia de “Amor Fati“.

“Amor Fati” (aceitação e amor ao destino) é um conceito que deve ser trabalhado de forma ativa e não passiva. Não é uma ideia de aceitação apática, mas de desenvolvimento de uma resiliência consciente e ativa.

Ter uma boa parceria com a providência (destino ou Fortuna, como diriam os estoicos) é também seguir o lema da filosofia Estoica: “viver de acordo com a natureza”. É não querer o que não se tem e ser grato pelo o que possui. Podemos acrescentar também à questão a ideia sempre presente no Estoicismo de viver de forma virtuosa, racional e social. 

Então, ao juntarmos as ideias de “Amor Fati” e de “Viver de acordo com a natureza”, partimos para um projeto de vida de aceitação ativa e de respeito à razão e à humanidade. 

Referência:

A arte de viver, de Epicteto, tradução de Sharon Lebell


Ainda dá tempo: compre o calendário Irmãos Estoicos.

One Reply to ““Respeite a sua parceria com a providência” – Epicteto”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *