Estupidez é esperar figos no inverno – Marco Aurélio

Estupidez é esperar figos no inverno ou crianças na velhice“, escreve Marco Aurélio, no livro 11, de suas Meditações. A metáfora nos remete a impossibilidade de que as coisas aconteçam fora do seu tempo, desrespeitando a Natureza, as questões de causa de efeitos, ou mesmo a duração que leva para que as coisas amadureçam. É preciso tempo para que os frutos maturem. Também é preciso tempo para que a criança se torne jovem, depois adulto e depois velha. As coisas boas, as coisas grandes, precisam de tempo!

A metáfora de “figos no inverno” já havia sido utilizada por Epicteto em seus Discursos – provavelmente lidos por Marco Aurélio a partir de cópias dadas por seu tutor estoico Júnio Rústico.

“Marco provavelmente se considerava um adepto da versão do estoicismo de Epicteto, embora os dois nunca tenham se encontrado pessoalmente” .

Donald Robertson

A Natureza humana, para os estoicos, é racional e sociável. Para a filosofia Estoica a racionalidade também precisa de tempo para ser “amadurecida” nas pessoas. Assim como os frutos precisam de tempo, “o mesmo, diz Epicteto, vale para as habilidades humanas, particularmente a capacidade de raciocinar corretamente, o que, claro, é fundamental para a prática do Estoicismo” – Massimo Pigliucci.

Assim, essa máxima de Marco Aurélio nos chama a evitar a estupidez de querer o que está fora do nosso controle! A desejar por desejar, sem levar em consideração a razão. Podemos pensar ainda em outra camada: não adianta querer que certas pessoas ajam diferente. Elas são figos no inverno. Aceitar (amor fati) para os estoicos é um passo para a ação – e não uma desculpa para a passividade. 

Assim, não espere você figos no inverno, aceite o tempo de cada coisa, aceite os ciclos da história, aceite a estupidez de certas pessoas. Não espere diferente. Analise o que você pode fazer com a situação que está dada, com a estação que nos cabe e com os frutos propícios a ela. 

Referências:

Meditações, de Marco Aurélio

Meditations, de Marcus Aurelius

Epictetus vs Jesus on Figs

“Pense como um imperador”, de Donald Robertson

A arte de viver, de Epicteto, tradução de Sharon Lebell

Discourses and Selected Writings

One Reply to “Estupidez é esperar figos no inverno – Marco Aurélio”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *