Abandone todos os obstáculos e dedique seu tempo para obter uma mente sã – Sêneca

“Abandone todos os obstáculos e dedique seu tempo para obter uma mente sã; porque nenhum homem pode alcançá-la se estiver ocupado com outros assuntos” .

Sêneca

Como exercer o bem comum, se não conseguimos cuidar de nós mesmos? Se estamos doentes, vamos ao médico, investigamos o assunto, mudamos a alimentação etc. Por que, então, quando o assunto é ter uma mente sã, conseguimos ser tão negligentes?

Estudamos Filosofia para nos tornarmos pessoas melhores, para viver uma vida rica em virtude e em propósito. Se, contudo, as nossas percepções estão constantemente negativas, a vida não flui. 

“A felicidade é um bom fluxo de vida” .

Zenão

A filosofia não é para as horas vagas. Devemos nos dedicar ao seu estudo diariamente. Pois é esse o caminho para uma mente sã. Mas, vale ressaltar, o que buscamos com a Filosofia Estoica não é uma felicidade superficial de prazeres vãos. Para esse caminho, talvez fosse melhor seguir os Epicuristas. Os estoicos não negam as dores presentes na vida, mas acreditam que devemos trabalhar com dedicação para que percebamos os eventos de forma mais tranquila possível. E mais: para que sejamos capazes de sair melhores de cada obstáculo.

“Permanecer focado nas coisas certas permite espaço para positividade e resiliência em face dos altos e baixos da vida” .

Matthew Van Natta
mente sã
Photo by Gift Habeshaw on Unsplash

Referências:

Cartas de um estoico, Volume I, de Sêneca

The Beginner’s Guide to Stoicism: Tools for Emotional Resilience and Positivity, de Matthew Van Natta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *