A fortuna está lutando contra mim, e eu não devo cumprir suas ordens – Sêneca
Tem horas que pensamos – com a ajuda do ego – que o universo está arquitetando formas para zoar, bagunçar ou confundir os nossos planos. Essa história também tem um outro lado: quando temos a convicção de que ganhamos presentes da Fortuna! A questão é que enquanto você ainda depender do destino para tomar qualquer rumo em sua vida, você não será livre. Tudo o que é “dado” pela Fortuna, diriam os estoicos, é nosso apenas por empréstimo.
“O que é liberdade, você pergunta? Significa não ser escravo de qualquer circunstância, de qualquer restrição, de qualquer possibilidade; isso significa obrigar a Fortune a entrar na disputa em termo de igualdade” .
Sêneca, Carta 51
No seriado Boneca Russa, disponível na Netflix, a protagonista Nadia (Natasha Lyon) está enfrentando uma situação inusitada: na noite do seu aniversário de 36 ela – de forma repetida – morre e volta para o início de sua festa; numa espécie de redesenho do filme Feitiço do tempo, aquele do Dia da Marmota. Só com esse argumento já podemos analisar a questão, tão especial aos estoicos, da aceitação e da lembrança de que todos nós vamos morrer (Memento Mori).
Essa cena específica, porém, para mim, relacionou-se diretamente com essa ideia de que não devemos apenas seguir a Fortuna, cumprindos suas tarefas, na verdade, para ter uma vida tranquila, devemos ser livres das flutuações do destino. Como nos apresenta Sêneca na citação:
“A fortuna está lutando contra mim, e eu não devo cumprir suas ordens” .
Sêneca
Se dependermos do que está fora do nosso controle, e as obras do destino estão nessa categoria, não seremos livres, logo também não seremos felizes. Não colaborar com o universo, como colocado na cena escolhida, é não entregar a direção do barco à vontade dos ventos. Estabeleça a sua direção, confie no processo e, acima de tudo, seja virtuoso! O que vai vir de tudo isso – com ajudas ou obstáculos – já não depende mais de você.
“Eu pus a liberdade diante dos meus olhos; e eu estou lutando por essa recompensa” .
Sêneca
Referências:
Cartas de um estoico, Volume I, de Sêneca
Cartas para Elas, de Lina Távora (CARTA PARA NADIA)
One Reply to “A fortuna está lutando contra mim, e eu não devo cumprir suas ordens – Sêneca”