O objetivo é absolutamente secundário: o que importa é a vida que se leva até chegar ao objetivo – Hunter S. Thompson

a vida que se leva

Em abril de 1958, Hunter S. Thompson tinha 22 anos quando escreveu uma carta a seu amigo Hume Logan em resposta a um pedido de conselho para a sua vida. O jornalista e escritor, criador do Jornalismo Gonzo, começa a sua carta alertando os perigos sobre dar conselhos:  “Você me pede um conselho: ah, isso é muito humano e muito perigoso! Dar conselho a quem pergunta o que vai fazer da vida implica algo muito parecido com egolatria“.

Mesmo expondo a sua hesitação, Thompson continua sua carta que de fato carrega lições apreciáveis. 

“Cada pessoa é a soma total das próprias reações às várias experiências. Na medida em que suas experiências se diversificam e se multiplicam, você se torna outro homem, e, portanto, sua perspectiva muda. É sempre assim. Toda reação é um processo de aprendizagem; toda experiência significativa altera sua perspectiva”.

Em uma das mais famosas frases estoicas de Marco Aurélio, ele diz: “O impedimento para a ação promove a ação. O que aparece no caminho, torna-se o caminho”. Nós mudamos, e devemos mudar. A vida é impermanência, mas o que não deve mudar são nossos valores e o nosso caráter. Assim, é possível relacionar essas ideias com o que foi dito por Hunter S. Thompson:

“Não nos esforçamos para ser bombeiro, não nos esforçamos para ser banqueiro, policial ou médico. NOS ESFORÇAMOS PARA SERMOS NÓS MESMOS”.

O objetivo, ou o fim (seja uma profissão, ofício ou qualquer métrica de sucesso que você tenha em mente), não é o mais importante. Não devemos nos perder buscando esse fim! O que temos que fazer é assumir um compromisso com nossa excelência e nosso caráter. 

“O objetivo é absolutamente secundário: o que importa é a vida que se leva até chegar ao objetivo”

– Hunter S. Thompson.

Escolha seus valores, busque o seu estilo de vida desejado e não abra mão de sempre tentar melhorar. Se seus objetivos mudarem, ok! Só não deixe de ser – e querer ser – uma pessoa boa.

Referências:

Cartas extraordinárias: A correspondência inesquecível de pessoas notáveis

Meditações, de Marco Aurélio

Meditações (tradução de Aldo Dinucci)

Meditations, de Marcus Aurelius

One Reply to “O objetivo é absolutamente secundário: o que importa é a vida que se leva até chegar ao objetivo – Hunter S. Thompson”

  1. Pingback: - Irmãos Estoicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *