Mudança de perspectiva: zoom out e zoom in
Acorde e levante-se para o trabalho de um ser humano, exerça o seu papel na sociedade, com justiça, coragem, sabedoria e temperança. Esteja presente: com corpo e com a mente. Se a sua mente estiver perturbada, experimente dois modelos estoicos de mudança de perspectivas, que vamos chamar aqui de: “zoom out” e “zoom in”.
No Estoicismo contemporâneo, este exercício de mudanças do seu olhar para relativizar os seus problemas atuais é conhecido, de forma geral, como Visão de Cima, mas aqui preferimos dividir neste dois movimentos: o visão de cima propriamente dito, que chamamos aqui de zoom out, e o zoom in, que é mais voltado para o foco no momento presente.
Zoom out (visão de cima):
Imagine-se voando cada vez mais alto, tanto que sua cidade fique pequenina, seu Estado, seu país, o mundo… É possível também fazer um zoom out pensando no tempo, colocando a história e os seus ciclos em perspectiva. Qual a importância do seu problema no trabalho agora? Como o seu mal humor vai ajudar a resolver qualquer questão? Qual o sentido de uma briga ou de um rancor com um conhecido? Este é um exercício de humildade, de entrega e de aceitação.
Zoom in:
Só existe o agora, o momento de sua respiração (uma após a outra), a tarefa que você tem em sua frente, um passo adiante. Só isso, nada mais. Qual a importância do sobrecarregamento mental agora? É só você, seu corpo, sua respiração e uma coisa – por vez – a fazer. Este é um exercício de foco, de relaxamento e de ação.