Às vezes você comete um erro – Wolfgang, em Sense8

Como seres humanos, e não sábios estoicos em sua perfeição, ainda erramos! Quando isso acontece, porém, temos escolhas. Não se deve deixar espaço apenas para o arrependimento e para o remorso. Esses sentimentos só trazem mais sofrimento, podendo nos deixar paralisados. 

Para sair desse estado, temos a opção de aceitar o que aconteceu e – se possível – tentar de alguma maneira ajustar o nosso próprio erro. Para partir para a ação, porém, é preciso primeiro  reconhecer a falha, tendo consciência do erro e de suas consequências. É impossível tentar ajustar o que você não sabe ou não acha que é errado. Por isso, a observação dos próprios pensamentos e ações é tão relevante à Filosofia Estoica. Com a observação de si em alerta, é possível melhorar!

Ao falar sobre esse tema, Sêneca traz uma afirmação de Epicuro: “O conhecimento do pecado é o começo da salvação”. O filósofo estoico depois comenta: “quem não sabe que pecou, não deseja correção; você deve descobrir-se em erro antes que você possa se reformar”.

Nesta #cenasestoicas do seriado Sense8, Wolfgang Bogdanow (Max Riemelt) reconhece o seu erro e parte para tentar ajustar o que fez de mal.

Em relação à sua fala, só não precisamos encarar a aceitação em oposição à ação. Acreditamos que é a partir da aceitação que podemos seguir em frente!

Então, se quer ser uma pessoa melhor, saiba distinguir suas virtudes de seus vícios.

Um pouco mais de Sêneca para nos ajudar nessa jornada:

“Alguns se vangloriam de suas falhas. Você acha que um homem tem alguma intenção de consertar seus caminhos se considera seus vícios como se virtudes fossem? Portanto, na medida do possível, prove-se culpado, procure acusações contra si mesmo; desempenhe o papel, primeiro de acusador, depois de juiz, por último de executor. Às vezes seja duro com você mesmo”.

Sêneca
sense8
Cenas Estoicas de Sense8

Referências:

Carta 28, Sobre Viajar como cura para o descontentamento

Cartas de um estoico, Volume I, de Sêneca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *