Como está sua mente fraca? | Wimbledon – O Jogo do Amor

O Estoicismo é hoje em dia muito usado no contexto dos esportes, e não há nada de errado nisso. A prática de um esporte pode melhorar não apenas a saúde física, mas nos treinar para sermos resilientes, humildes e determinados – isso, claro, se estivermos dispostos a encará-la como mais um meio para a aplicação da excelência. Entendendo ‘excelência’ em seu conceito grego de aretê (ἀρετή) que pode ser traduzida como “excelência de caráter”.

Os estoicos clássicos falavam de atividades físicas – tanto diretamente quanto como metáforas para falar da filosofia. E nós também adoramos fazer isso!

Mas uma coisa devemos ressaltar: por mais que a saúde física seja importante, para os estoicos não deixa de ser apenas um “indiferente preferível”. Lembramos aqui que, para os estoicos, a virtude é boa, o vício é ruim e todo o resto é indiferente! Dentre as coisas indiferentes, pode-se pensar em indiferentes preferíveis, desprezáveis ou completamente indiferentes.

O filme Wimbledon – O Jogo do Amor é uma comédia romântica, de 2004, que coloca em contexto a relação amorosa entre um tenista em fim de carreira (Peter Colt, interpretado por Paul Bettany) e uma jovem em ascensão (Lizzie Bradbury, interpretada por Kirsten Dunst). Na cena, Colt está prestes a enfrentar um jovem adversário. Ao ser questionado sobre as dores em suas costas, Peter afirma que está bem, mas questiona sobre a “mente fraca” do adversário. 

É esta relação entre virtude, vício e indiferente que penso quando observo a cena escolhida. Sem dúvida, devemos compreender que ter dores nas costas, mesmo quando se trata de um profissional de tênis, é apenas um indiferente desprezível; o que não se pode é ter uma mente fraca! Neste último caso podemos falar de um vício, algo ruim, que deve ser evitado.

Então, quando for praticar um esporte, ou na vida de forma geral, lembre-se que apenas a virtude é realmente boa. Pratique a excelência da sua mente diariamente, fortalecendo-a a cada obstáculo, dor, encruzilhada.

mente fraca - Wimbledon - O Jogo do Amor

One Reply to “Como está sua mente fraca? | Wimbledon – O Jogo do Amor”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *