“Uma longa jornada inclui poeira e lama e chuva” – Sêneca

Quantas dores você enfrentou? Quantas vezes sorriu com amigos? Quantas vezes machucou-se, criando cicatrizes? Quantas abraços apertados recebeu? Quantos amigos perdeu para a vida ou para a morte? Quantas vezes encantou-se com a beleza da natureza? Quantos diagnósticos  teve que lidar? E assim segue a vida de cada um com poeira e lama e chuva… e dias de sol e arco-íris!

“Uma vida longa inclui todos esses problemas, assim como uma longa jornada inclui poeira e lama e chuva”.

– Sêneca, Carta 96, Sobre o enfrentamento de dificuldades.

É um paradoxo! Por isso, os estoicos não falam que devemos buscar uma felicidade constante, até porque isso seria irreal e inalcançável; mas nos alertam a trilhar um caminho para a tranquilidade da alma. Não dá para querer viver muitos anos e “ao mesmo tempo, estar imune a todos os males”, como bem colocou Sêneca.

O Estoicismo nos chama para “viver bem” nas turbulências e dores e também quando o destino parece nos presentear. Sempre tranquilos, sempre florescendo, sempre em estado de equilíbrio, evitando os momentos de depressão, assim como os de euforia. Há na filosofia uma palavra associada à tranquilidade da alma: ataraxia

Ataraxia é uma imperturbabilidade ou tranquilidade, um estado de espírito que é constituinte da vida com Eudaimonia, que por sua vez significa “florescer” ou “viver bem”. 

Aceite as dores, as convide para um café, aceite as alegrias, mas não se apegue demais a elas. A vida é dor e alegria. E nossa mente tem que aprender a buscar – e quem sabe encontrar – a ataraxia!

jornada, lama
Photo by Josh Calabrese on Unsplash

Referências:

Cartas de um estoico, Volume III, de Sêneca

Da tranquilidade da alma, de Sêneca

Letters from a Stoic: A classic illustrated Edition

Livros de Sêneca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *