O mundo é mudança; a nossa vida, opinião – Marco Aurélio
MUDANÇA
Tudo muda, tudo passa, tudo flui. A ansiedade tende a nos deixar presos em apenas uma cena, uma causa e um efeito. Mas o que vem depois, e depois, e depois? Isso também vai passar.
“Quando nos lembramos de que algo é temporário, somos forçados a ampliar nossa perspectiva mental e imaginar a situação em um contexto mais amplo em termos de sua duração ao longo do tempo, com começo, meio e fim”- Donald Robertson.
OPINIÃO
Sim, existem fatos – guerras, pandemias, crises sociais e financeiras. Nada disso é ilusão, seria bem diferente do pensamento estoico negar ou entrar num faz de conta sobre a humanidade. Mas, como estão nossos pensamentos em relação aos fato? Entramos numa espiral de problemas? Ou conseguimos analisá-los de forma racional, sem paixões?
“É claro que ele [Marco Aurélio] quer dizer mais especificamente que certos tipos de crenças subjacentes – principalmente julgamentos de valor – moldam nossas emoções e, portanto, afetam nosso caráter e a qualidade de nossa vida” – Donald Robertson.
Referência:
Meditations, de Marcus Aurelius
“Building an Inner Fortress in a World at War: Marcus Aurelius and Stoic Anxiety Management Techniques”, de Donald Robertson em Daily Stoic
Estou escutando o livro meditações e essa frase me pegou, sobretudo no momento atual que vivemos.
É uma frase de extrema profundidade. Acho que quando ele quis se referir a mundo, tratava da natureza, principalmente na complexidade e dinamismo que essa força superior exprime.
Quanto ao fato de nossa vida ser opinião, trata da visão, da ilusão que estamos inseridos , que nem sempre trata da realidade, mas sim da realidade que construimos e tentamos a todo momento modificar e significar.