“O amor é mais uma arena na qual o estoico pode treinar o seu caráter” – Massimo Pigliucci

A visão dos estoicos sobre o amor romântico é que esse é “indiferente”. Pode parecer chocante a afirmação, mas o que isso quer dizer na verdade? Esse conceito de indiferente para os estoicos quer dizer que uma coisa não é – por si só – boa ou ruim.

O amor, neste caso, pode ser bom ou ruim, dependendo de como agimos em relação a ele. Vale lembrar que estamos falando aqui do amor romântico entre parceiros e não de um sentimento mais amplo que devemos cultivar em relação a toda a humanidade. 

“Você me faz querer ser uma pessoa melhor”!

É uma frase clichê dita em filmes românticos, mas que tem de fato uma concordância com o pensamento estoico. O amor deve ser encarado como mais uma “arena” para que possamos agir com Justiça, Temperança, Coragem e Sabedoria Prática.

Assim, devemos nos questionar: somos amáveis e corretos com nossos companheiros? O amor tem nos levado ao encontro das virtudes ou nos desviado dela? 

“O amor é um componente importante de uma vida próspera, mas não determina se somos pessoas boas ou não, e não deve nos controlar a ponto de nos desviar do caminho da virtude”.

Massimo Pigliucci

Referências:

Stoic Q&A: is love part of what is true, good, and desirable?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *