A solidão nos induz a todos os tipos de mal – Sêneca

A solidão

A frase de Sêneca, fora de contexto, parece se afastar do pensamento estoico, que defende o controle de si mesmo e a tranquilidade da alma, não importando em qual situação externa. Porém, para alcançar esses atributos de forma permanente, precisaríamos ser “sábios estoicos”, o que, pelo menos por aqui, me considero apenas uma aprendiz.

Qual o contexto da frase de Sêneca?

É sobre termos exemplos ou modelos em mente que nos impulsionem a agir de forma correta, podem ser grandes homens ou mulheres, conhecidos ou apenas referências, mas pessoas nas quais devemos pensar quando decidimos agir, como se tivéssemos nossos pensamentos e nossas reações vigiadas por elas. É sobre, enquanto estivermos ainda no processo de aprendizado, sermos guiados.

“Não há dúvida real de que é bom para alguém ter nomeado um tutor sobre si mesmo, e ter alguém a quem você possa admirar, alguém a quem você possa considerar uma testemunha de seus pensamentos” . 

Sêneca

Tenha modelos

Você pode ir para os filósofos antigos e perguntar o que Marco Aurélio ou Sêneca faria em uma situação. A verdade, porém, é que estamos rodeados de bons exemplos, mesmo que não de uma forma completa. Podemos selecionar virtudes de um e de outro, fazendo o nosso próprio quebra-cabeça de virtudes.

Uma amiga pode ensinar você a ter coragem e ser assertiva, outra pode mostrar pelo exemplo a equanimidade ou uma outra pessoa pode ser o seu modelo de empatia e de ajuda ao próximo.

Mesmo em momentos de solidão, saiba buscar esses tutores. 

Ter modelos não significa que você ficará sempre dependente dessas pessoas. É preciso continuar o seu processo de se fortalecer, de assumir as virtudes que você admira para si e trilhar o seu caminho.

“Enquanto isso, você deve se empenhar em fazer de si mesmo o tipo de pessoa em cuja companhia você não ousaria pecar. Quando este objetivo estiver cumprido e você começar a nutrir por si próprio alguma estima, gradualmente permitirei que você faça o que Epicuro, em outra passagem, sugere: ‘O momento em que você mais deveria se retirar em si mesmo é quando você é forçado a estar entre a multidão‘” .

Sêneca

Referência:

Cartas de um estoico, Volume I, de Sêneca

Livros de Sêneca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *