Gradualmente e repentinamente – Ernest Hemingway

Não acredito em mudanças repentinas. Vou na linha da conhecida citação de Ernest Hemingway, em O sol também se levanta, “gradualmente e repentinamente”. Pode até parecer que veio assim do nada, mas foi construída de forma lenta.

Acredito em mudanças e até em mudanças radicais, contradizendo Dr. House (aquele do seriado da primeira década dos anos 2000). Mas não geradas por uma única causa. Não do dia para a noite. E não sem querer, de fato, mudar.

Gradualmente e repentinamente

“Uma pessoa não muda por causa de um único acontecimento. São muitos”.

Ryan Holiday no início do seu livro O ego é o seu inimigo

O autor, ao falar sobre o seu processo de escrita do livro, retoma as que, segundo ele, são as perguntas mais cruciais da vida: Quem eu quero ser? e Que caminho vou seguir?. E daí parte em busca de exemplos filosóficos (em especial o Estoicismo) e históricos para falar do ego e da possibilidade de tomar a sua consciência e mudar a sua percepção sobre aspiração, sucesso e fracasso.

Falo disso, porque entendo que mudança tem relação com algo que frequentemente abordamos aqui: o hábito, a repetição, o processo. Mas tem, também, ligação com o ego, com encarar os sentidos já construídos sobre si.

“Você ficará menor aos próprios olhos. Espero que invista menos em contar o quão especial você é e, consequentemente, esteja livre para concretizar o potencial de mudar o mundo por meio do trabalho que se dispôs a cumprir”.

Assim, a mudança poderá vir, gradualmente e, então, de repente.

Gradualmente e repentinamente

Referência:

O ego é seu inimigo, de Ryan Holiday

O sol também se levanta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *