Hic et nunc: aqui e agora
Podemos pensar em técnicas de atenção plena no contexto do Estoicismo?
“O estoicismo é uma filosofia do ‘aqui e agora’ que se concentra nos conceitos de prosoche, ‘atenção para consigo mesmo’, que também pode ser traduzido como ‘atenção plena'”
– Donald Robertson
Estoicos sem dúvida enfatizaram essas práticas de atenção e de concentrar-se no momento presente. Mas de que forma eles pensavam esses conceitos?
Massimo Pigliucci alerta para a importância da atenção plena e do foco no aqui e agora para fazer as melhores escolhas morais – o que seria um tipo específico de viver o hic et nunc.
“Os estoicos nos ensinaram a viver ‘hic et nunc’, no aqui e agora, ou seja, prestando atenção ao que estamos fazendo, alcançando o que alguns psicólogos modernos chamam de ‘flow’ (fluxo) em nossas ações. Mas um componente crucial dessa atenção plena é prestar atenção ao fato de que suas escolhas, mesmo as aparentemente triviais, muito provavelmente têm um componente ético inextricável, e você deve estar ciente disso e escolher de acordo com a virtude”.
– Massimo Pigliucci
Viver o momento presente com toda a sua atenção também traz outros significados da filosofia estoica: o perdão e o autoperdão. Não adianta ficar voltando a eventos do passado com martírio, não adianta guardar rancor e mágoa.
O que adianta, então? Tornar-se melhor a partir do que passou e voltar-se novamente ao aqui e agora.
“[As pessoas sábias] sabem que têm apenas de estar atentas a si mesmas e ao rumo dos seus próprios objetivos”
– Epicteto
No final, retornamos ao conceito de busca das virtudes tão disseminado pelos estoicos. É, assim, agir com ética, com excelência, praticando a sabedoria, a justiça, a coragem e a temperança – em cada momento!
Referência
One Reply to “Hic et nunc: aqui e agora”