Não podemos buscar nosso bem maior sem necessariamente promover ao mesmo tempo o bem dos outros – Epicteto

A filosofia estoica é voltada ao bem comum, e não apenas ao indivíduo. Por isso, é fácil encontrar referências nos textos clássicos sobre irmandade, sociedade, comunidade, enfim, sobre ações voltadas ao bem comum.

É claro que é preciso estar bem consigo mesmo para conseguir entregar algo ao outro, então, tudo começa em si. É importante também conhecer as suas próprias habilidades para saber de que forma você pode melhor contribuir com a humanidade. 

A ideia do bem comum na visão estoica está associada à virtude da Justiça.

Justiça é sobre escolher o que é certo, sobre a justa distribuição do que é merecido e sobre igualdade social. 

A Justiça pode ser pensada no âmbito pessoal, que está associada à ideia de desenvolvimento do ser caráter, e no âmbito coletivo, que está associada à ideia do bem comum. 

Trabalhar o seu caráter e desenvolver ações em prol do bem comum devem estar sempre em sua mente. Assim, questione-se a todo momento se sua ação é justa e se vai melhorar um pouco a vida de outra pessoa. Se a resposta for não: não pense, não diga e não faça. Se for sim, siga em frente!

Photo by Annie Spratt on Unsplash

2 Replies to “Não podemos buscar nosso bem maior sem necessariamente promover ao mesmo tempo o bem dos outros – Epicteto”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *