Eu quero algo para superar, algo em que eu possa testar minha resistência – Sêneca
Não é novidade a prática de desconfortos voluntários. Os estoicos já se utilizavam dessas experiências na antiguidade. A ideia é que esses exercícios (banhos gelados, restrições de alimentação, dormir em locais desconfortáveis ou usar a mesma roupa por dias) possa nos testar para os reais problemas da vida. Se você é capaz de suportar e de controlar a sua mente nesses exercícios, saberá também acessar esse aprendizado nos momentos de dificuldade, em termos físicos ou emocionais.
Além disso, é fundamental dizer, se você realiza algum desses exercícios por escolha, é bom reconhecer o seu grande privilégio! Admita e seja grato.
Outro forma de testar nosso controle mental em cenários difíceis – e no processo ganhar saúde – é a prática de exercícios físicos. Já pensou em correr por horas sem parar ou fazer um treino de Crossfit dando tudo de si? Para isso, há que se dominar (ou pelo menos manter em vigilância a sua mente). Não é apenas o corpo que está em atividade nesses momentos, afinal, se você deixar, a sua mente vai repetir: desista, você não vai conseguir, para que passar por isso?
Assim, é preciso duas frentes de ação: confiar no seu corpo e controlar a sua mente!
Muitas vezes, tudo o que precisamos em relação a atividades físicas é simplesmente não desistir! Não desligar o despertador e voltar a dormir, não achar que faltar um dia não faz diferença, não pensar que aquele último quilômetro previsto na planilha não é necessário ou que aqueles minutinhos finais do treino não importam. Eles importam, principalmente pelo recado que você entrega à sua mente.
Para completar: a questão toda é só com você!
A motivação tem que ser interna ou então vira mais uma dominância do ego para ganhar, para se sentir superior, para julgar você e os outros. Assim, como Sêneca nos ensinou: encontre algo para superar, algo que teste a sua resistência.
Que a sua superação, porém, seja com você mesmo. Para mim, não desistir já é ganhar! E eu ainda penso com frequência em desistir. Então, se eu treino, se movimento meu corpo, estou ganhando, não importa o meu “pace” ou minha colocação na lista do treino do dia.
Em qual carta consta essa frase do Sêneca por favor?