Cenas Estoicas | Nevasca de Natal
Um dos principais ensinamentos do Estoicismo é entender e aplicar a Dicotomia do Controle!
A dicotomia do controle é a relação entre o que está e o que não está no nosso poder, nas nossas mãos, na nossa capacidade de agir! O que não está sob o nosso controle nos resta aceitar – até mesmo amar – e seguir em frente.
Na minissérie Nevasca de Natal (disponível na Netflix), conhecemos uma diversidade de personagens que se encontram nas vésperas do Natal em um aeroporto com todos os voos cancelados em decorrência de uma tempestade de neve. O clima é algo que está totalmente fora do nosso controle.
Em uma determinada cena, inclusive, uma mulher rica e esnobe mostra todos os seus cartões de crédito para a atendente do aeroporto e fala que precisa chegar em Londres. A atendente responde que se algum daqueles cartões tiver o poder de mudar o clima, ótimo, se não, não há dinheiro que faça os aviões decolarem naquele tempo.
Na cena que vemos na imagem, um dos personagens, apesar do frio, está de shorts e camisa tropical, pois o seu destino é um local com temperaturas mais amenas. Na conversa, a nova amiga reforça que ele “pensou em tudo”! Ele a lembra que pensou em tudo que está sob seu controle, mas que há muito mais fora do nosso controle. E em relação a esse ponto, só nos cabe aceitar!
É isso!
A dicotomia do controle era muito difícil pra mim lidar quando eu estava com depressão severa, graças a Deus, ao meu Senhor Jesus, meu terapeuta, minha família e o Estoicismo (que faz um pouco mais de um ano que estudo e pratico) eu superei a depressão e sigo em frente.
Eu só via tudo o que estava fora do meu controle e me desesperava, não enxergava o que estava sob o meu controle, hoje eu enxergo e procuro tomar as melhores decisões para cada situação que está à minha frente.
Obrigado por compartilhar esse texto tão rico em sabedoria e pela indicação da minissérie do Netflix *\0/* (•‿•)