ESTUDE | DESAFIO IRMÃOS ESTOICOS

“Enquanto você viver, continue aprendendo como viver”.

Sêneca

O “enquanto” aponta para a ideia de que não há uma linha de chegada quando se tem a filosofia como propósito de vida e o conhecimento como fundamento.

“Eu nunca passo um dia na ociosidade”.

Sêneca

Não há um limite para o conhecimento que se deve buscar. Há que se dedicar durante todo o “enquanto” se vive, com humildade para admitir que, ainda assim, se saberá muito pouco.

Humildade:

“Etimologicamente, essa qualidade provém de humus, que significa ‘terra fértil’. É o que lhe permite adotar uma atitude aberta, flexível e receptiva para poder aprender aquilo que ainda não sabe”.

Clay Newman

Para os estoicos, a sabedoria seria alcançada por meio da experiência e do estudo.

“Cada escola tem seu próprio entendimento sobre sabedoria, mas os mesmos temas aparecem em todas elas: a necessidade de fazer perguntas. A necessidade de estudar e refletir. A importância da humildade intelectual. O poder das experiências – acima de todos os fracassos e erros – para abrir nossos olhos para a verdade e o entendimento”.

Ryan Holiday

Torne, então, o estudo prática diária.

“Você deve perseverar, deve desenvolver uma nova força através do estudo contínuo, até que o que era apenas uma boa disposição se torne um propósito bem estabelecido”.

Sêneca

Como tanto fez Sêneca, finalizamos nosso texto com uma frase de Epicuro:

“se você gostaria de ser de fato livre, você deve ser escravo da filosofia”. Com o complemento do filósofo estoico: “pois o serviço essencial da filosofia é a liberdade”.

Referência:

Mais Sêneca, menos Prozac, de Clay Newman (pseudônimo)

Cartas de um estoico, Volume I, de Sêneca

Cartas de um estoico, Volume II, de Sêneca

Cartas de um estoico, Volume III, de Sêneca

One Reply to “ESTUDE | DESAFIO IRMÃOS ESTOICOS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *