Algumas coisas nos atormentam mais do que deveriam – Sêneca
“O que eu aconselho você a fazer é, não ser infeliz antes que a crise chegue; já que pode ser que os perigos que o empalidecem como se estivessem o ameaçando agora, nunca cheguem sobre você; eles certamente ainda não chegaram. Assim, algumas coisas nos atormentam mais do que deveriam; algumas nos atormentam antes do que deveriam; e algumas nos atormentam quando não deveriam nos atormentar. Temos o hábito de exagerar, imaginar, antecipar, a tristeza. A primeira dessas três faltas pode ser adiada no momento, porque o assunto está em discussão e o caso ainda está no tribunal, por assim dizer”.
Sêneca
Sobre medos infundados (On groundless fears) é uma das cartas mais potentes e acessíveis de Sêneca. Simples e direta, questiona a nossa construção de medos, pela ansiedade, pela preocupação – ocupações prévias ao ato em si, que desfocam nossa visão sobre a racionalidade das questões. O extremo disso: o pânico!
Espere o veredicto, volte ao momento presente, questione os seus medos infundados. Contra eles: racionalidade. E, saiba, independe do que aconteça, faça o que for possível, vire o jogo ao seu favor, aceite o destino, Amor Fati.
Referências:
Cartas de um estoico, Volume I, de Sêneca