Ação é a solução e a cura para os nossos dilemas – Ryan Holiday
A “ação certa”, acrescenta Ryan Holiday no livro The obstacle is the way; não qualquer ação, não em qualquer direção. O autor pontua as características que deve ter essa ação: direcionada, a serviço de um todo, a serviço de nossas metas, tomada com persistência e flexibilidade, com coragem e criatividade.
“Nossos movimentos e decisões nos definem: nós precisamos ter certeza que agimos com deliberação, bravura e persistência”.
Ryan Holiday
Ou como já colocamos em outro texto:
“São as nossas escolhas, Harry, que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades”.
Alvo Dumbledore
Mas como agir frente aos obstáculos no caminho? Como agir quando queremos parar porque nos sentimos exaustos, sobrecarregados, ocupados, paralisados?
“Ninguém está dizendo que você não pode tirar um minuto para pensar, ‘caramba, que droga’. De fato, respire. Expire. Faça um balanço. Só não demore muito. Porque você tem que voltar ao trabalho. Porque cada obstáculo que superamos nos fortalece para o próximo.
Ryan Holiday
Mas… Não. Sem desculpas. Sem exceções”.
Mais uma lição sobre a decisão de “agir” tomamos de Shonda Rhimes:
“Acho que muita gente sonha. E, enquanto estão ocupadas sonhando, as pessoas felizes de verdade, as pessoas bem-sucedidas de verdade, as pessoas realmente interessantes, poderosas, engajadas estão ocupadas, fazendo. Sonhos são lindos. Mas são apenas sonhos. Passageiros. Efêmeros. Lindos. Mas sonhos não se realizam apenas porque você os sonha. É o trabalho árduo que faz as coisas acontecerem. É o trabalho árduo que cria a mudança”.
Referência:
O obstáculo é o caminho: A arte de transformar provações em triunfo, de Ryan Holiday
O ano em que disse sim: Como dançar, ficar ao sol e ser a sua própria pessoa