Está na hora de realmente viver – Epicteto

Foto de Josef Holz na Unsplash

Está na hora de realmente viver. De habitar integralmente a situação em que você se encontra agora. Você não é apenas um espectador desinteressado. Participe. Empenhe-se”

Epicteto

Não se pode adiar a vida!

Parece óbvio, mas quantas vezes “deixamos a vida nos levar”? Dessa forma, viramos espectadores da nossa própria existência. Sim, devemos aceitar o que está fora do nosso controle, devemos nos concentrar no processo, afinal, nem sempre (quase nunca) o resultado em si está em nossas mãos. 

Participe ativamente da sua vida! 

Nem sempre podemos definir os cenários e os acontecimentos de nossas histórias, mas podemos ser os roteiristas, os diretores e os protagonistas de nossas vidas.

Empenhe-se em ser você!

Mas busque o que é melhor em você. Busque em você a gentileza, a justiça e a empatia que você quer encontrar na sua história.  Marco Aurélio nos lembra que “a melhor vingança é não ser como eles“. Num mundo que às vezes parece que inverteu os valores do que é certo e errado, a melhor “vingança” é ser bom, é ser justo, é ser sábio. É – pelo menos – buscar essas virtudes, buscar essa excelência.

Referências:

A arte de viver, de Epicteto, tradução de Sharon Lebell

Meditações, de Marco Aurélio

Meditations, de Marcus Aurelius

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *