A vida é simples. Os momentos são extraordinários.

a vida é simples

Basta parar para reparar, controlar a respiração e não sobrecarregar a mente. “Dê a si mesmo um presente: o momento presente” – Marco Aurélio (Meditações, 8. 44). O filósofo imperador retoma essa questão em diversas outras passagens, lembrando que nossa vida é o momento em que estamos agora, e se estamos completamente imersos nele, temos a noção da vida como um todo. Podemos estabelecer então a relação entre viver o agora e a tranquilidade da alma. Afinal, passado e futuro só existem como ilusões nossa mente, por vezes, trazendo nostalgia ou preocupação. O que não é, vale ressaltar, esquecer da história, do mundo e a nossa, mas não se deixar vagar por esses outros tempos sem ter a nossa âncora no agora.

Mas como voltar-se ao “agora“, sem deixar a mente vagar para o passado ou para o futuro, como transformar o simples em extraordinário?

Para os estoicos, a natureza não é apenas parte de nós como é também elemento da prática filosófica. Então, se funciona para você, utilize a natureza como esse gancho com o extraordinário que há na simples ação de viver o momento presente, de aceitar a vida como ela é, de lembrar da beleza que há em viver, mesmo quando há dor (porque sempre haverá).

“A natureza dá e a natureza tira. Qualquer pessoa com bom senso e humildade dirá a ela: ‘Dê e leve como quiser’, não por desafio, mas por obediência e boa vontade”.

– Marco Aurélio, 10. 14

Devemos observar a natureza e viver de acordo com o que ela nos ensina e nos proporciona. A natureza é a lembrança de que há questões que podemos controlar e outras que só nos cabe aceitar; é a ilustração dos ciclos e da mutabilidade da vida. Observar o nascer do sol, por exemplo, para mim, traz calma e quietude. É a natureza sussurrando no meu ouvido sobre luz e sombra, sobre fim e começo, sobre mudanças e possibilidades.

O que mais podemos utilizar como âncoras para o momento presente? Meditação, exercícios de respiração, leitura, escritas (journaling) ou simplesmente realizar a tarefa que você tem para fazer. A questão é salvarmos o nosso tempo, afinal ele é o nosso maior bem, e não há melhor forma de honrá-lo do que de viver o agora – por mais simples que seja. Afinal, a vida é simples, mas os momentos, se soubermos vivê-los, são extraordinários.

“Agarre a tarefa de hoje, e você não precisará depender tanto do amanhã. Enquanto estamos postergando, a vida corre”.

Sêneca

Referências:

Meditações (gregory hays)

Meditações, de Marco Aurélio

Meditações (tradução de Aldo Dinucci)

Meditations, de Marcus Aurelius

Cartas de um estoico, Volume I, de Sêneca

Cartas de um estoico, Volume II, de Sêneca

Cartas de um estoico, Volume III, de Sêneca

One Reply to “A vida é simples. Os momentos são extraordinários.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *