Devagar é suave, suave é rápido
Suave
“Não é fácil alcançar a felicidade, uma vez que quanto mais a procuramos mais dela nos afastamos. Podemos nos enganar no caminho, tomar a direção errada; quanto maior a pressa, maior a distância”.
– Sêneca
Lembrar da nossa mortalidade e viver os dias pensando que podem ser os últimos não são associados, na filosofia estoica, com a ideia de pressa ou rapidez. Muito pelo contrário. O objetivo é viver no momento presente, saber priorizar, escolher a coisa certa e fazer bem feito.
Expandindo essa ideia, lembramos do mantra das forças armadas de elite dos Estados Unidos (Navy SEALs):
“Devagar é suave. Suave é rápido”.
Brian Mackenzie no seu livro Unplugged afirma sobre essa frase: “Esse mantra também significa que você deve se esforçar o suficiente para executar uma habilidade ‘suavemente’, mas não tanto que você sacrifique a forma pela velocidade ou potência”. E complementa:
“Para abraçar a suavidade, precisamos definir nosso próprio ritmo e encontrar o ritmo e a cadência corretos para nossa atividade”.
Aperfeiçoar nossas habilidades com ritmo e cadência, sem a “afobação” da pressa. Mais uma prática a ser aprimorada – não apenas para as atividades físicas – mas para a nossa vida e para a busca da felicidade.
Referências:
“Da felicidade”, em Da tranquilidade da alma, de Sêneca
So faltou dar os méritos a marinha amaricana por essa frase, que é dela também