Mente saudável | Corpo Saudável
Hoje, o estoicismo tem sido “usado” por pessoas nos negócios, na vida privada, na política e no esporte – mas de um ponto de vista mais amplo, como um “sistema operacional”, como diria Tim Ferriss. Mas é interessante pensar que, mesmo na época dos filósofos clássicos, já havia referências específicas ao exercício do corpo – além, claro, do da mente (estudo da filosofia).
Na Carta “Sobre força bruta e cérebros”, Sêneca fala sobre a importância da saúde física. Num vai e vem de cuidar da mente (para ele, em primeiro lugar) e do corpo.
“Agora há exercícios curtos e simples que cansam o corpo rapidamente, e assim economizam nosso tempo; E o tempo é algo do qual devemos manter estrita conta. Estes exercícios são correr, levantar pesos e saltar, saltos altos ou saltos largos”.
– Sêneca
Para Ryan Holiday, ao relacionar corpo, mente e estoicismo: “a mente saudável se assemelha ao corpo saudável – é forte, resistente, compacta, ágil, proporcional e funcional” – Daily Stoic. O que queremos construir aqui é essa relação entre corpo e mente – sem dissociação ou distorções. Trazer essa relação com o movimento do corpo de forma positiva – nem esquecendo a importância do exercício e nem valorizando apenas o lado “estético” que esse traria.
“Temos que perceber que o verdadeiro objetivo é melhorar nossa saúde e bem-estar. Dessa forma, se não conseguirmos alcançar nosso objetivo estético, ainda seremos felizes porque temos mais energia, viveremos mais e teremos melhor desempenho em qualquer esporte ou atividade que escolhermos ” – Brian Mackenzie.
Copo saudável e mente saudável. Busque os dois.
Referência:
Cartas de um estoico, Volume I, de Sêneca – “Sobre força bruta e cérebros”