“Quaisquer que sejam os anos atrás de nós estão nas mãos da morte” – Sêneca
Vamos direto ao ponto: o que é aproveitar bem o tempo? É viver com propósito. E quanto de nosso tempo deixamos passar fazendo nada ou sem propósito? Provavelmente ainda uma boa parte dos nossos preciosos momentos.
Logo na primeira carta de Sêneca ao seu amigo Lucílio, “Sobre aproveitar o tempo“, nos deparamos com ideias relevantes do estoicismo e os seus usos para a nossa vida cotidiana. Ideias sobre o cuidado que devemos ter com o nosso tempo, a vida com propósito e a relação do tempo com o conceito de memento mori.
Na carta, Sêneca inverte a lógica do memento mori, o alerta sobre a nossa mortalidade, colocando a ideia da morte no passado e não no futuro.
“Pois estamos enganados quando vemos a morte adiante; a maior parte da morte já passou. Quaisquer que sejam os anos atrás de nós estão nas mãos da morte” – Sêneca.
É claro que a morte propriamente dita está no futuro, mas a ideia aqui é que com esse pensamento paremos de desperdiçar o nosso tempo. É o conselho de Sêneca a seu amigo e a todos nós sobre a importância da dedicação ao momento presente, às tarefas do dia, a não procrastinação e a realização de ações direcionadas com intenção e propósito. É não viver vendo a vida passar, mas ser cauteloso com cada dia e cada hora que ainda temos esse presente da Fortuna que é viver.
“Fomos confiados pela natureza com a propriedade dessa coisa única, tão fugaz e escorregadia que qualquer um pode nos privar de tal posse”.
Devemos assumir a posse de nosso tempo, mesmo quando as situações não forem as melhores. Para o tempo, não há retorno. Tempo não é dinheiro, é muito mais precioso do que isso. É com o uso do nosso tempo que temos a possibilidade de nos desenvolver, de estudar, de amar, de contribuir para a humanidade.
“Acredite na verdade das minhas palavras – que certos momentos são arrancados de nós, que alguns são gentilmente removidos e que outros fogem além do nosso alcance. O tipo mais vergonhoso de perda, no entanto, é o descuido” – Sêneca.
Cuidemos do nosso tempo. Cuidemos de nós. Cuidemos dos outros. Vamos viver com propósito, aplicando às nossas ações a sabedoria, a justiça, a coragem e a moderação.
Referência:
Sobre aproveitar o tempo (On saving time), Carta 1, de Sêneca