Querida Prudência
Diz-se que a música “Dear Prudence“, dos Beatles, foi feita para Prudence Farrow (irmã de Mia Farrow) que, em um curso de meditação com os músicos da banda, acabou entrando em um estado tão focado que nem saia mais do seu quarto.
Como a arte abre-se a interpretações, sempre penso na música como um convite nosso à prudência. Um convite para que possamos utilizar a sabedoria prática para enxergar o que é belo no mundo! Um chamado para olhar o céu ensolarado, para brincar um pouco, para ouvir os pássaros e para lembrarmos que somos todos um!
Não tenho dúvidas de que o ano de 2020 ficará marcado na História, essa que permanece para além de nós, que entra nos livros e nos jornais; e na nossa história, aquela que fala da nossa experiência pessoal e familiar. Assim, no final deste ano difícil, por mais estoico que você tenha sido, relembro da música e faço o convite à prudência, um convite para que olhemos e respeitemos a Natureza e seus desígnios, mas que não nos percamos nas sombras! Afinal, sempre aparecerá em algum momento, apesar de tudo, um céu ensolarado!
Como disse José Saramago em “Ensaio sobre a cegueira”:
“Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara”.
Saramago
Ligo, assim, alguns pontos chave do estoicismo: viver de acordo com a natureza, ter a sabedoria prática como virtude base, aceitar o destino, saber que estamos todos conectados e, mesmo com fatores externos que não podemos controlar, entender que podemos escolher buscar a beleza, a bondade e a gentileza na humanidade.
“Mantenha tudo isso em mente, não trate nada como importante, exceto fazer o que sua natureza demanda e aceitar o que a Natureza lhe envia”.
Marco Aurélio, Meditações, 12.32.
Pare para olhar e reparar, controle suas percepções, busque a beleza, seja forte e siga em frente.
Prepare-se para 2021. Que sejamos ainda mais estoicos!
“Dear Prudence open up your eyes | Dear Prudence see the sunny skies | The wind is low the birds will sing | That you are part of everything” .
The Beatles
“Querida Prudência, abra os seus olhos | Querida Prudência, veja o céu ensolarado | O vento está baixo, os pássaros cantarão | Que você faz parte de tudo”.
Referências:
The Beatles. História por trás de Todas as Canções
One Reply to “Querida Prudência”