A vida não examinada não vale a pena ser vivida – Sócrates

vida não examinada
Photo by Vince Fleming on Unsplash

Uma das mais importantes características da Filosofia Estoica é a necessidade de a colocar em prática. Não adianta saber narrar citações de seus autores, saber da sua história, se você não associar o Estoicismo no seu dia a dia.

“Não explique sua filosofia. A incorpore” .

Epicteto

A Filosofia pode ser a sua guia, a sua escola da vida, mas ela não vai alterar em nada a sua existência se houver essa separação entre teoria e prática. Ela precisa de estímulo, se não fica inerte e não serve para nada.

“Prove suas palavras em seus atos”.

Sêneca

E como aprender a seguir o caminho correto, a escolher virtudes ao invés de vícios, a controlar a raiva e a entender o que está e o que não está sob o seu controle se você não examina a sua própria vida?

“A vida não examinada não vale a pena ser vivida” .

Sócrates

A cada ato (palavra ou pensamento), pergunte a si mesmo se esse está em consonância com os seus princípios. Se você tem seus valores bem definidos, essa tarefa será fácil. Se não possui, você ficará confuso sempre que tiver que tomar uma decisão.

“Que utilidade estou tendo agora para minha alma? Em cada ocasião, eu devo perguntar a mim mesmo esta questão, e investigar para descobrir o que habita a minha mente e que tipo de comportamento a minha alma tem agora” . 

Marco Aurélio, Meditações, 5. 11.

Leia, estude e compartilhe a sua Filosofia escolhida, mas também examine seus atos diariamente e faça com que, cada vez mais, eles sejam ratificações de seus valores.

Referências:

A arte de viver, de Epicteto, tradução de Sharon Lebell

Discourses and Selected Writings

Meditações, de Marco Aurélio

Meditations, de Marcus Aurelius

Pense como um imperador, de Donald Robertson

Cartas de um estoico, Volume I, de Sêneca

One Reply to “A vida não examinada não vale a pena ser vivida – Sócrates”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *