Mas viver assim me levou até a filosofia – Chidi | The Good Place
Chidi Anagonye, da série The good place, é um cara extremamente indeciso e ansioso. A vida dele não é fácil, e aqueles que convivem com seus dilemas éticos passam por processos quase torturantes.
Mesmo assim, Chidi consegue rememorar a sua vida e agradecer todas as dores e angústias que sentiu, pois foi a partir delas que ele se voltou para a Filosofia.
Claro que, no exemplo, temos as características exageradas e caricaturadas, já que estamos falando de um seriado de comédia. Mesmo assim, podemos pegar esse exemplo e relacionar com a nossa realidade.
Em que ponto conseguimos transformar os nossos obstáculos no caminho e aproveitar as dificuldades como um chamado para seguir os passos em busca da sabedoria? Ou seja: o que levou cada um de nós à Filosofia, ao Estoicismo?
Pense (e se possível, escreva) qual foi o momento de dificuldade que deu aquele empurrão para você começar a dedicar-se ao estudo e à prática do Estoicismo. Agradeça esse acontecimento, pois por mais difícil que tenha sido fez você querer ser uma pessoa melhor.
“Filosofia não é um truque para fisgar o público; não é concebida para aparecer. É uma questão, não de palavras, mas de fatos. Não é perseguida de modo que o dia possa render alguma diversão antes que seja extenuado, ou que nosso ócio possa ser aliviado de um tédio que nos irrita. Molda e constrói a alma; ordena nossa vida, guia nossa conduta, nos mostra o que devemos fazer e o que devemos deixar por fazer; ela se senta ao leme e dirige o nosso curso enquanto nós titubeamos em meio a incertezas. Sem ela, ninguém pode viver intrepidamente ou em paz de espírito. Inúmeras coisas que acontecem a cada hora pedem conselhos; e esse conselho deve ser buscado na filosofia”.
– Sêneca, Carta 16, “Sobre Filosofia, o Guia da Vida”