Dê a si mesmo tempo para aprender algo novo e bom, e pare de se deixar levar pelo turbilhão – Marco Aurélio

aprender - infinitp

Retomar, retornar, repetir

O que é vencer para você?

Para mim, é não desistir de aprender um pouco a cada dia. É não desistir de evoluir. É ser estudante da vida!

“Dê a si mesmo tempo para aprender algo novo e bom, e pare de se deixar levar pelo turbilhão”.

Marco Aurélio, 2. 7.

Para acreditar que você pode progredir sempre, é preciso calar a boca da voz da ansiedade e do auto-criticismo exacerbado. Ser exigente consigo mesmo, mas também ser amigo de si.

O caminho é repetir a fórmula do que funciona todos os dias, principalmente depois de tropeços, especialmente nos dias em que se quer desistir. E se cair por um dia: retomar, retornar, repetir.

Não é estoico ficar remoendo o que passou. Isso serve igualmente para ações banais. Não estudou o tanto que gostaria? Bebeu mais do que deveria? Não teve temperança na mesa? Retome os hábitos logo em seguida, e os repita; não desanime! Não aja com punição consigo, mas simplesmente ajuste a rota e retorne ao centro.

O que passou, passou; mas não deixe que um hiato em seu caminho virtuoso transforme-se em um grande “off-road”. Olhe com constância para sua bússola de valores, assim, você não se perde por demais em zonas sinistras de sua vida.

aprender - bússola

“Se acaso a pressão das coisas externas lhe houver perturbado, volte assim que possível para si mesmo, e não deixe tal perturbação durar mais do que deveria. Quanto menos se afastar do seu estado de harmonia interior, melhor dominará esta técnica”.

Marco Aurélio, 6. 11.

Referências:

Meditações, de Marco Aurélio

Meditations, de Marcus Aurelius

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *