Quais são as quatro virtudes cardeais do Estoicismo?
Para os estoicos, as quatro virtudes cardeais são: Coragem, Temperança, Justiça e Sabedoria.
As virtudes não podem ser entendidas de maneiras independentes, até porque se agirmos assim podemos perder o equilíbrio de uma delas, gerando vício e não virtude. As virtudes são interdependentes. Por exemplo, CORAGEM sem moderação é imprudência. Coragem sem justiça é arbitrariedade. Coragem sem sabedoria é estupidez.
Virtudes Cardeais
Sabedoria é saber distinguir o que é bom e do que é mau, virtude e vício. É o conhecimento do que deve ser feito e do que não deve ser feito. Assim, a sabedoria é a virtude aplicada ao seu processo de pensamento e de tomada de decisão.
Justiça é sobre a distribuição a cada pessoa de acordo com o que é merecido. É a escolha do que é justo. É igualdade social. Assim, Justiça é virtude no relacionamento com outras pessoas.
Temperança é a moderação quanto aos desejos e prazeres. É harmonia e boa disciplina em relação aos prazeres e dores. É um acordo para ser racional e cauteloso. Assim, a moderação é a virtude aplicada às nossas escolhas.
Coragem é não se mover pelo medo, é autodomínio frente ao que é amedrontador e terrível. É ser ousado, mas com respeito à sabedoria, é ser destemido diante da morte, é ser fortaleza frente às virtudes que devem ser seguidas. Assim, Coragem é a virtude aplicada à sua vida emocional.
O filósofo moderno Pierre Hadot define as virtudes da seguinte forma:
• Sabedoria: “a ciência do que deve ou não ser feito”.
• Coragem: “a ciência do que deve ou não ser tolerado”.
• Justiça: “a ciência do que deve e não deve ser distribuído”.
• Moderação: “a ciência do que deve ou não deve ser escolhido”.
Além disso, há um ponto que é importante destacar e enfatizar sobre as quatro virtudes: só elas dão conta de todas as virtudes? não ficam faltando outras?
Na verdade, para os estoicos, cada uma das quatro virtudes cardeais engloba um conjunto de outras virtudes, que incluem aquelas que as pessoas pensam que estão “faltando”. Assim, temos as virtudes primárias e as virtudes secundárias. As quatro virtudes são, assim, conceitos guarda-chuva.
Sensacional.