Faça por você
Encarar as diversidades como partes inerentes da vida, fazendo amizade com a dor. Entregar-se por inteiro – como se fosse o seu último dia, sem se preocupar com o que os outros possam pensar ou mesmo com o resultado em si, apenas com o processo.
Esses são conceitos estoicos, que podem ser levados para todos os aspectos da vida. Eles são acessíveis não só à mente mas também ao uso do nosso corpo. É preciso haver um equilíbrio e cuidado com essa nossa morada física, e aprender a não dissociar corpo e mente.
Mantras
Ao escolher um esporte, ou exercitar seu corpo de alguma forma, assim, também é possível aprender e utilizar o estoicismo. Nestes momentos, escolha seus mantras para manter a motivação. Na foto abaixo, dois mantras: DIFY – Do it for you (faça por você) e MFWP – Make friends with pain (faça amizade com a dor).
O primeiro é do Stoic Elite, dos irmãos Mike e Nick Fiorito, e carrega a ideia de desagregar o seu valor pessoal ao que possa vir do outro, como críticas ou pontos de vista. Não é egoísmo. É fazer o que deve ser feito, sem deixar que opiniões te levem para baixo. Mesmo se o fato em si é ajudar outras pessoas, deve ser realizado porque você considera certo.
O segundo, de Amelia Boone, que é ultramaratonista, faz pensar sobre tornar os obstáculos o caminho, como defende Ryan Holiday. É não transformar a dor numa impossibilidade, mas tentar entendê-la como um ensinamento, com compaixão.
Ainda sobre mantras, Jason Khalipa falou recentemente no seu podcast Coffee with Khalipa sobre aquele que o faz ser mais eficiente e aproveitar mais suas competições: Move fast, breathe slow (mova-se rápido, respire devagar).
E você, tem algum mantra, na vida ou no esporte?
4 Replies to “Faça por você”