“Quanto mais você sabe o que realmente quer e para onde está indo, mais o que todo mundo está fazendo começa a importar menos” – Alain de Botton
“Quanto mais você sabe o que realmente quer e para onde está indo, mais o que todo mundo está fazendo começa a importar menos. Nos momentos em que o seu caminho está mais ambíguo, [é quando] as vozes dos outros, o caos perturbador em que vivemos, a cena da rede social começa a parecer grande e se torna muito ameaçadora”.
Essa é umas das ferramentas apresentadas por Alain de Botton no livro Tools of titans, de Tim Ferriss. Alain de Botton é um filósofo contemporâneo, criador da The School of Life, um centro de educação presencial e on-line sobre as grandes questões da vida.
No TED “Uma filosofia de sucesso mais bondosa e delicada”, o filósofo aprofunda essa questão da comparação com outras pessoas e fala, na verdade, sobre inveja.
“É um verdadeiro tabu falar em inveja, mas se há uma emoção dominante na sociedade moderna, é a inveja”.
E isso ocorre por uma sensação de “espírito de igualdade” mundial e de que “você pode ser o que quiser” repetido na vida contemporânea, mas que acaba encobrindo que existem diferenças profundas. De Botton, inclusive, desconstrói o conceito de uma “sociedade genuinamente meritocrática”, por existirem muitos fatos aleatórios na vida de uma pessoa.
Então, não julgue e não se sinta julgado (o que não tem nada a ver em não se dedicar às suas metas). E mais: confirme que a sua ideia de sucesso é de fato sua e não apenas uma sugestão repetida muitas vezes por outras pessoas e instituições.
Saiba o que quer e para onde quer ir. Esses são os antídotos para comparação negativa e julgamento.