Vamos corrigir nossos erros

“Por que ninguém admite suas falhas? Porque ainda está preso por elas; somente aquele que está acordado pode contar o seu sonho, e da mesma forma uma confissão de pecado é uma prova da mente sã. Vamos, portanto, despertar-nos, para que possamos corrigir nossos erros”.

Sêneca

Como melhorar se não admitimos que temos erros? É preciso despertar, tomar consciência e, se possível, destruir a compreensão superior do ego para que possamos evoluir.

“Comecei a refletir o quão completamente esquecemos ou ignoramos nossas falhas, mesmo aquelas que afetam o corpo, que continuamente nos recordam de sua existência, para não mencionar aquelas que são mais sérias na medida em que são mais escondidas”.

Sêneca

As lições de Sêneca na Carta 53 – Sobre as falhas do Espírito, nos fez lembrar e relacionar à arte japonesa do Kintsukuroi, em que as peças de cerâmica quebradas são consertadas com uma mistura de laca e pó de ouro ou prata.

As falhas tornam-se parte da estética das peças, lembram de sua história e as deixam únicas e especiais.

Assim, nós também temos que partir da aceitação das nossas imperfeições, do respeito por nossa história e do cuidado conosco para que possamos melhorar.

Referência:

Cartas de um estoico, Volume I, de Sêneca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *